Picture

quinta-feira, 6 de outubro de 2011


Hoje eu olho pra trás, e vejo o quanto Harry Potter influenciou a minha vida. Se pensar bem, o quanto influenciou na vida de cada um que cresceu com a saga. Não sei você, mas pra mim J.K. Rowling modificou toda uma geração. Nós, leitores assíduos, talvez até fanáticos, aprendemos uma coisa que poucos outros aprenderiam apenas lendo, mas que Harry Potter nos ensinou: valores morais, éticos.
Se você creseceu com Harry Potter aprendeu a valorizar a família. Harry perdeu seus pais, seu padrinho, seu mentor. Nós acabamos refletindo sobre nossos pais. Sobre brigas que tivemos, sobre o conselho que nos deram, e eu tenho certeza que, quando leram o que os Dursleys faziam com Harry, pensaram: como eu sou feliz em ter os pais que tenho. E é a realidade. Aprendemos que família é isso. Vimos que ninguém é perfeito. Tem melhor exemplo de família do que os Weasleys? Irmão prepotente, irmão ausente, irmãos bagunceiros, mãe superprotetora, pai excêntrico. E mesmo assim amamos essa família, amamos como se fosse a nossa família, e vimos que mesmo sendo ‘imperfeita’ era a melhor família do mundo.
Aprendemos a valorizar a coragem e a lealdade. Harry nos mostrou que vale à pena ser fiel ao seu ideal, que vale à pena lutar pelo que se acredita. Afinal: Hogwarts nunca morrerá enquanto existir alguém que lhe seja fiel. Isso só pode significar que Harry Potter exisirá pra sempre, não é mesmo? Afinal, somos todos fieis seguidores, acreditando na magia da saga. Não foi você um dos que acompanhou Harry até o fim? Não foi pra você a última dedicatória de J.K. Rowling em Relíquias da Morte? Eu sei que foi para mim.
Aprendemos que a vida não é fácil. Existem perdas, carências, dor, sofrimento. Mas, tudo é superável, se você tem algo pelo qual vale à pena lutar.
Aprendemos que o amor é SIM a força mais poderosa do mundo.
Aprendemos enfim, que devemos valorizar os amigos. Porque esses sim te acompanharão, te defenderão, ficarão ao seu lado em qualquer que seja a situação. Estarão ali pra te chamar de idiota e te fazer enchergar seus erros, mas também estarão alí pra te defender de qualquer outro que te chame de idiota. Afinal, quem nunca chamou a Hermione de sabe-tudo e morreu de ódio quando Snape a chamou assim? É, você aprendeu o que é uma verdadeira amizade.
Portanto, J.K. Rowling, saiba que você nos ensinou muito mais do que simples palavras novas, feitiços, ou objetos. Você nos ensinou que existe um mundo dentro de nós pra ser explorado, o qual você entregou às chaves. Esse mundo se abriu ao meu redor, e hoje, eu chamo ele de VIDA.
Obrigada, J.K. Rowling, por me ensinar o que é viver, e por me dar um excelente motivo pra isso…
Afinal, eu vivo por um bem maior ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário